A Secretaria da Saúde (Sesa) do Espírito Santo, em parceria com o Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), lançou um processo seletivo simplificado para a formação de médicos no Programa Estadual de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (Qualifica-APS). Ao todo, estão disponíveis 43 vagas distribuídas em 35 municípios do estado, com a possibilidade de cadastro de reserva em algumas cidades.
Os interessados têm até o dia 24 de janeiro para se inscreverem, por meio do site do instituto no link https://icepi.es.gov.br/editais/abertos. O edital ICEPi/SESA Nº 004/2024 está disponível no mesmo endereço eletrônico.
É importante ressaltar que 20% das vagas serão reservadas para candidatos negros e indígenas, de acordo com a Lei Estadual nº 12.010, de 21 de dezembro de 2023.
O objetivo do programa Qualifica-APS é promover a cooperação entre o Estado e os municípios para a formação de profissionais na Atenção Primária à Saúde. Isso será feito por meio da utilização de metodologias inovadoras de ensino, estímulo a pesquisas aplicadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) e redução da carência de profissionais em regiões de difícil fixação, aumentando a oferta de profissionais de saúde em um maior número de municípios.
As vagas oferecidas são destinadas à Formação pelo Componente de Provimento e Fixação de Profissionais, que faz parte do Qualifica-APS, visando a formação na área de Saúde da Família/Atenção Primária à Saúde (APS). Além disso, o valor das bolsas pode chegar a R$ 15 mil e o curso tem duração de quatro anos.
Para mais informações sobre o processo seletivo e o programa, a imprensa pode entrar em contato com a Assessoria de Comunicação da Sesa, por meio do e-mail asscom@saude.es.gov.br; ou com a Coordenadoria de Comunicação em Saúde do ICEPi pelo e-mail icepi.comunicacao@saude.es.gov.br.
Portanto, se você é médico e tem interesse em se qualificar na área da Atenção Primária à Saúde, não perca esta oportunidade e faça a sua inscrição no processo seletivo. A sua participação pode contribuir significativamente para o fortalecimento do SUS e para o atendimento de qualidade à população capixaba.
Fonte: Governo ES